EBS do Vale do Âncora lembra o dia do Português na semana das línguas

Enquadrado na semana das línguas, o dia do Português foi lembrado a 12 de maio último, na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora.

Dando sequência ao ato comemorativo do “Dia Mundial da Língua Portuguesa”, realizado a 5 de maio, coube aos alunos do 7º B, Érica e Andrés, a leitura de segmentos informativos que registaram a importância da língua portuguesa, que conta, em todo o mundo, com mais de 265 milhões de falantes.

As leituras dos alunos lembraram ainda o Prémio Camões, cuja criação foi resultado da mobilização conjunta de Portugal e Brasil, em 1989, e que, a cada ano, premeia aqueles que se destacaram no uso da língua portuguesa, sendo um dos mais nobres atos de valorização do património cultural e literário da nossa língua.

Completando o envolvimento dos alunos, sob a orientação pedagógica da docente Alcinda Magalhães, foram ainda lidos textos de autores consagrados da língua portuguesa, com destaque para Fernando Pessoa, Luís de Camões e Sophia de Mello Breyner Andresen.

Depois do alimento literário, deu-se espaço à apreciação gastronómica tipicamente nacional, saboreando-se a língua portuguesa no gosto indelével dos paladares que transportam as palavras dos livros ao convívio, saudando o valor do saber que só a escola estimula de forma consequente.

JCR | GabCom AESP