Auto Avaliação

Ana Paula de Melo RibeiroCoordenadora
Maria de Deus Gonçalves Fontes LopesRepresentante do Pré-Escolar
Pedro Miguel Marinho de MagalhãesRepresentante do 1º CEB
Luís Jorge Parente VianaRepresentante do 2º CEB
Maria Clara Gavinha Morais VieiraRepresentante do 3º CEB e ES
Maria da Conceição Marques RodriguesRepresentante da Direção
Iúri Pinto AzevedoRepresentante dos Alunos do Ensino Secundário da EBS Vale do Âncora
Matilde Lourenço BezerraRepresentante dos Alunos do Ensino Secundário da EBS de Caminha
António Manuel Pires GonçalvesRepresentante do Pessoal Não Docente
Luís Pedro SaraivaRepresentante dos Pais e Encarregados de Educação
Pamela CampeloRepresentante dos Pais e Encarregados de Educação

ÁREAS PRORITÁRIAS

1. ÁREAS PRIORITÁRIAS
Considerando que o Projeto Educativo do AECC se encontra em fase de aprovação, a EAA elegeu o Quadro de Referência da IGEC como o principal referente na elaboração do Projeto de Autoavaliação para o biénio 2023/2024-2024/2025.

Áreas a avaliar
- DOMÍNIO Prestação do Serviço Educativo
     1. Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos
       ▪ Apoio ao bem-  estar das crianças e alunos
         - Medidas de prevenção e proteção de comportamentos de  risco.
         - Medidas de orientação escolar e profissional.
    3. Ensino/Aprendizagem/Avaliação
      ▪ Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e de todos os alunos
         - Medidas universais, seletivas e adicionais de inclusão das crianças e dos alunos. 
      ▪ Envolvimento das famílias na vida escolar - Diversidade de formas de participação das famílias na escola.

 -DOMÍNIO Resultados
    2. Resultados sociais
     ▪ Participação na vida da escola e assunção de responsabilidades
       - Participação das crianças e alunos nas iniciativas da escola para a formação pessoal e cidadania.
       - Participação dos alunos em diferentes estruturas e órgãos da escola.
    ▪ Impacto da escolaridade no percurso dos alunos
       - Inserção académica dos alunos: seguimento individual dos alunos do ensino secundário – transição entre o ensino secundário e o ensino superior.

   3. Reconhecimento da comunidade
   ▪ Grau de satisfação da comunidade educativa
      - Perceção dos alunos acerca da escola
      - Perceção dos encarregados de educação acerca da escola

 

PLANO DE AÇÃO

2. INDICADORES A EXPLORAR

• N.º de alunos com apoio psicopedagógico individual e em grupo/turma, direto e indireto.
• N.º de projetos de intervenção do SPO na comunidade escolar direcionados a alunos e famílias.
• N.º de alunos abrangidos pelas sessões de orientação escolar e profissional (individual e em grupo).
• N.º de alunos e famílias acompanhados pelo GAB+.
• N.º de sessões específicas com intervenção em grupo/turma (GAB+).
• N.º de projetos de intervenção do GAB+ na comunidade escolar.
• N.º de projetos cooperados com outras instituições.
• N.º de parcerias externas estabelecidas.
• N.º de candidaturas nacionais à obtenção de certificados de qualidade.
• N.º de alunos com medidas universais.
• N.º de alunos com medidas seletivas.
• N.º de alunos com medidas adicionais.
• Taxa de sucesso dos alunos com RTP.
• Recursos mobilizados (por exemplo, n.º de professores, n.º de técnicos, terapeutas, ELI, CRI, psicólogos, assistentes operacionais).
• Participação dos pais/EE nas reuniões de conselho de turma intercalar.
• Participação de representantes de pais/EE nas reuniões com a direção.
• Frequência dos Representantes dos pais/EE nas reuniões do Conselho Geral.
• Frequência dos pais/EE nas reuniões com os diretores de turma.
• Frequência dos Representantes das Associações de Pais/EE nas reuniões para elaboração dos documentos estruturantes da escola (PE/RI).
• N.º de atividades propostas pelos representantes dos Pais/EE, Associação de Pais/EE para o PAA.
• N.º de propostas de ações de melhoria.
• Percentagem por turma de comportamentos insatisfatórios, satisfatórios, bons e muito bons.
• Frequência da participação dos representantes dos alunos nas reuniões do Conselho Geral.
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados nas reuniões de Conselhos de Turma intercalares.
• Frequência da participação dos representantes dos alunos na EAA.  
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados de turma nos Conselhos Eco- Escolas.
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados nas reuniões com a direção. 2
• Frequência da participação dos alunos no Parlamento dos Jovens.
• N.º de projetos apresentados no âmbito do Orçamento Participativo.
• Participação dos alunos na eleição da Associação de Estudantes (n.º de votantes).
• N.º alunos que participaram no Clube ERASMUS.
• N.º de alunos inscritos numa instituição do ensino superior (IES) no ano seguinte após conclusão do ensino secundário.
• N.º de alunos inscritos numa IES pública / IES privada
• N.º de alunos que abandonaram o ensino superior durante o 1.º ano de frequência. • Grau de satisfação da comunidade educativa.
• Perceção dos alunos acerca da Escola.
• Perceção dos encarregados de educação acerca da Escola.
• Perceção dos docentes acerca da participação dos alunos e dos encarregados de educação na Escola.

 

METODOLOGIA

3. METODOLOGIA

▪ (Re)construção do Referencial. – outubro-dezembro 2024
▪ Recolha dos dados / Monitorização – ao longo do ano letivo
▪ Apresentação do relatório – julho 2025

DURAÇÂO DO PROJETO

4. DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto de autoavaliação tem a duração de 2 anos letivos (2023/24-2024/25)

Relatório - Prestação do Serviço Educativo e dos Resultados Sociais (2023/2024)

O presente relatório tem como objetivo aprofundar o conhecimento acerca da
Prestação do Serviço Educativo e dos Resultados Sociais do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha (AECC) no ano letivo de 2023/2024 e enquadra-se na recolha de dados relativos à aprendizagem dos alunos, proporcionando o desenvolvimento de uma autoavaliação da escola que vise a melhoria do seu desempenho.

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) do AECC

O presente documento reflete o trabalho colaborativo da Equipa de Autoavaliação (EAA) com os
Departamentos Curriculares, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma, a Equipa responsável
pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) e a direção do AECC, ao longo dos anos letivos 2021/2022
e 2022/2023, no âmbito do projeto bienal anteriormente apresentado.

Serviços de Apoio e Apoios Educativos (2021/2022)

O presente documento reflete um trabalho conjunto da Equipa de Autoavaliação (EAA) com os Departamentos, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma e a Equipa responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) ao longo do ano letivo 2021/22, no âmbito do projeto bienal 2021/22 – 2022/23.

Relatório - Percursos Diretos de Sucesso (2018/2019)

Neste ano letivode 2018/19, último do ciclo de quatro anos da atual equipa de autoavaliação(EAA), mantiveram-se os mesmos docentes, os mesmos representantes dos Pais e Encarregados de Educação e o do Pessoal Não Docente. Quanto aos representantes dos alunos do ensino secundário, coube este ano a Ana Lago Saavedra representar os do Ensino Secundário da EBS Sidónio Pais e a Bruna Verde Pinto, os do Ensino Secundário da EBSVale do Âncora.

Comportamentos em Ambiente Escolar (2019/2020 - 2020/2021)

O Projeto de Avaliação 2019/20-2020/21 pretendeu refletir as alterações introduzidas pela legislação de referência e pelos novos referentes externos, nomeadamente o Quadro de Referência da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC). A nível interno, o referente mais impactante, Projeto Educativo (PE), aquando da elaboração e apresentação do Plano de Ação da EAA, encontrava-se em fase de construção. Não obstante, foram observadas as necessidades e preocupações explicitadas pela própria comunidade educativa.