Auto Avaliação
ÁREAS PRORITÁRIAS
1. ÁREAS PRIORITÁRIAS
Considerando que o Projeto Educativo do AECC se encontra em fase de aprovação, a EAA elegeu o Quadro de Referência da IGEC como o principal referente na elaboração do Projeto de Autoavaliação para o biénio 2023/2024-2024/2025.
Áreas a avaliar
- DOMÍNIO Prestação do Serviço Educativo
1. Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos
▪ Apoio ao bem- estar das crianças e alunos
- Medidas de prevenção e proteção de comportamentos de risco.
- Medidas de orientação escolar e profissional.
3. Ensino/Aprendizagem/Avaliação
▪ Promoção da equidade e inclusão de todas as crianças e de todos os alunos
- Medidas universais, seletivas e adicionais de inclusão das crianças e dos alunos.
▪ Envolvimento das famílias na vida escolar - Diversidade de formas de participação das famílias na escola.
-DOMÍNIO Resultados
2. Resultados sociais
▪ Participação na vida da escola e assunção de responsabilidades
- Participação das crianças e alunos nas iniciativas da escola para a formação pessoal e cidadania.
- Participação dos alunos em diferentes estruturas e órgãos da escola.
▪ Impacto da escolaridade no percurso dos alunos
- Inserção académica dos alunos: seguimento individual dos alunos do ensino secundário – transição entre o ensino secundário e o ensino superior.
3. Reconhecimento da comunidade
▪ Grau de satisfação da comunidade educativa
- Perceção dos alunos acerca da escola
- Perceção dos encarregados de educação acerca da escola
PLANO DE AÇÃO
2. INDICADORES A EXPLORAR
• N.º de alunos com apoio psicopedagógico individual e em grupo/turma, direto e indireto.
• N.º de projetos de intervenção do SPO na comunidade escolar direcionados a alunos e famílias.
• N.º de alunos abrangidos pelas sessões de orientação escolar e profissional (individual e em grupo).
• N.º de alunos e famílias acompanhados pelo GAB+.
• N.º de sessões específicas com intervenção em grupo/turma (GAB+).
• N.º de projetos de intervenção do GAB+ na comunidade escolar.
• N.º de projetos cooperados com outras instituições.
• N.º de parcerias externas estabelecidas.
• N.º de candidaturas nacionais à obtenção de certificados de qualidade.
• N.º de alunos com medidas universais.
• N.º de alunos com medidas seletivas.
• N.º de alunos com medidas adicionais.
• Taxa de sucesso dos alunos com RTP.
• Recursos mobilizados (por exemplo, n.º de professores, n.º de técnicos, terapeutas, ELI, CRI, psicólogos, assistentes operacionais).
• Participação dos pais/EE nas reuniões de conselho de turma intercalar.
• Participação de representantes de pais/EE nas reuniões com a direção.
• Frequência dos Representantes dos pais/EE nas reuniões do Conselho Geral.
• Frequência dos pais/EE nas reuniões com os diretores de turma.
• Frequência dos Representantes das Associações de Pais/EE nas reuniões para elaboração dos documentos estruturantes da escola (PE/RI).
• N.º de atividades propostas pelos representantes dos Pais/EE, Associação de Pais/EE para o PAA.
• N.º de propostas de ações de melhoria.
• Percentagem por turma de comportamentos insatisfatórios, satisfatórios, bons e muito bons.
• Frequência da participação dos representantes dos alunos nas reuniões do Conselho Geral.
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados nas reuniões de Conselhos de Turma intercalares.
• Frequência da participação dos representantes dos alunos na EAA.
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados de turma nos Conselhos Eco- Escolas.
• Frequência da participação dos delegados/subdelegados nas reuniões com a direção. 2
• Frequência da participação dos alunos no Parlamento dos Jovens.
• N.º de projetos apresentados no âmbito do Orçamento Participativo.
• Participação dos alunos na eleição da Associação de Estudantes (n.º de votantes).
• N.º alunos que participaram no Clube ERASMUS.
• N.º de alunos inscritos numa instituição do ensino superior (IES) no ano seguinte após conclusão do ensino secundário.
• N.º de alunos inscritos numa IES pública / IES privada
• N.º de alunos que abandonaram o ensino superior durante o 1.º ano de frequência. • Grau de satisfação da comunidade educativa.
• Perceção dos alunos acerca da Escola.
• Perceção dos encarregados de educação acerca da Escola.
• Perceção dos docentes acerca da participação dos alunos e dos encarregados de educação na Escola.
METODOLOGIA
3. METODOLOGIA
▪ (Re)construção do Referencial. – outubro-dezembro 2024
▪ Recolha dos dados / Monitorização – ao longo do ano letivo
▪ Apresentação do relatório – julho 2025
DURAÇÂO DO PROJETO
4. DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto de autoavaliação tem a duração de 2 anos letivos (2023/24-2024/25)
Relatório - Prestação do Serviço Educativo e dos Resultados Sociais (2023/2024)
Prestação do Serviço Educativo e dos Resultados Sociais do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha (AECC) no ano letivo de 2023/2024 e enquadra-se na recolha de dados relativos à aprendizagem dos alunos, proporcionando o desenvolvimento de uma autoavaliação da escola que vise a melhoria do seu desempenho.
Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) do AECC
Departamentos Curriculares, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma, a Equipa responsável
pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) e a direção do AECC, ao longo dos anos letivos 2021/2022
e 2022/2023, no âmbito do projeto bienal anteriormente apresentado.