Auto Avaliação
ÁREAS PRORITÁRIAS
1. ÁREAS PRIORITÁRIAS
1.1. Considerando os Objetivos operacionais/Metas do Projeto Educativo que implicam a Equipa de Autoavaliação, a saber:
§ A2 – Promover maior proximidade do Agrupamento à comunidade educativa / Criar dispositivos abertos à comunidade educativa para recolha de sugestões e/ou reclamações.
§ D5 – Reforçar a cultura de autoavaliação e melhoria contínua / Consolidar e alargar práticas de autoavaliação e Reforçar o envolvimento e a participação da comunidade educativa na autoavaliação.
1.2. Observando o Quadro de Referência da IGEC, nomeadamente os domínios/campos de análise/referentes/indicadores:
§ DOMÍNIO Liderança e Gestão
Gestão
§ Organização e afetação dos recursos materiais
Opções tomadas com impactos positivos na qualidade das aprendizagens, tendo em conta as necessidades e expectativas de todas as crianças e alunos, e monitorizadas e ajustadas quando necessário.
§ DOMÍNIO Prestação do Serviço Educativo
Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos
§ Apoio ao bem-estar das crianças e alunos
Atividades de apoio ao bem-estar pessoal e social;
Medidas de prevenção e proteção de comportamentos de risco.
PLANO DE AÇÃO
2. PLANO DE AÇÃO
A Equipa de Autoavaliação pretende desenvolver um projeto direcionado ao ensino e à aprendizagem que contemple:
- estratégias com vista à melhoria das aprendizagens;
- estratégias para a manutenção de ambientes de sala de aula propícios à aprendizagem, reconhecendo práticas de prevenção e de intervenção, face a comportamentos disruptivos.
METODOLOGIA
3. METODOLOGIA
§ Construção do referencial selecionando os referentes externos, da administração central e da investigação, e os referentes internos, Regulamento Interno e Projeto Educativo.
§ Recolha de informação/monitorização.
§ Aplicação de inquérito(s).
DURAÇÂO DO PROJETO
4. DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto de autoavaliação tem a duração de 2 anos letivos (2021/22-2022/23)
Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) do AECC
Departamentos Curriculares, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma, a Equipa responsável
pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) e a direção do AECC, ao longo dos anos letivos 2021/2022
e 2022/2023, no âmbito do projeto bienal anteriormente apresentado.