Programa Educação para a Saúde

Educação para a Saúde

Em contexto escolar, educar para a saúde consiste em dotar as crianças e os jovens de conhecimentos, atitudes e valores que os ajudem a fazer opções e a tomar decisões adequadas à sua saúde e ao seu bem-estar físico, social e mental, bem como a saúde dos que os rodeiam, conferindo-lhes assim um papel interventivo.

Em 1986 decorreu a primeira grande conferência internacional sobre Promoção da Saúde que culminou com a Carta de Otava, no qual Portugal participou e ratificou.

O Gabinete Regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS) formou a Rede Europeia de Escolas Promotoras de Saúde com o intuito de promover a saúde em meio escolar recorrendo à abordagem da escola como um todo. Em 1995 Portugal aderiu a esta rede e é um dos 46 membros da plataforma Schools for Health in Europe (SHE).

Segundo a definição da OMS em 2009, uma Escola Promotora da Saúde (EPS) é “uma escola que fortalece sistematicamente a sua capacidade de criar um ambiente saudável para a aprendizagem. A EPS é, assim, um espaço em que todos os membros da comunidade escolar trabalham, em conjunto, para proporcionar aos alunos, professores e funcionários, experiências e estruturas integradas e positivas que promovam e protejam a saúde”.

Áreas de intervenção

Finalidades

  • promover a literacia em saúde
  • promover atitudes e valores que suportem comportamentos saudáveis
  • valorizar comportamentos que conduzam a estilos de vida saudáveis
  • criar condições ambientais para uma Escola Promotora de Saúde
  • universalizar o acesso à educação para a saúde em meio escolar
  • qualificar a oferta da educação para a saúde em meio escolar
  • consolidar o apoio aos projetos em meio escolar

E ainda:

  • desenvolver competências nos jovens que permitam escolhas informadas e seguras no campo da sexualidade.
  • promover a saúde ao nível da alimentação saudável e atividade física.
  • prevenir comportamentos aditivos e dependências em meio escolar.
  • prevenir a violência e promover a segurança na Escola.
  • promover o envolvimento dos pais/encarregados de educação na Escola.

PAPES

Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde

PA-PES

Atividades no âmbito do Projeto de Educação para a Saúde

2022/2023

  • Dia da Tolerância Zero à Mutilação Genital 2023 03 fevereiro 2023

  • Dia Escolar da Não Violência e da Paz 2023 27 janeiro 2023
  • Dia Internacional Riso 2023 17 janeiro 2023
  • Dia Internacional do Obrigado 2023 10 janeiro 2023
  • Dia Luta Contra SIDA 2022 30 novembro 2022
  • Dia Eliminação da Violência Mulheres 22 novembro 2022
  • Dia Não Fumador 2022 16 novembro 2022
  • Dia Mundial da Diabetes 2022 10 novembro 2022
  • Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama 26 outubro 2022
  • Dia Mundial da Alimentação 16 outubro 2022

2021/2022

  • Dia Mundial da Alimentação 2022

O PRESSE é o Programa Regional de Educação Sexual em Saúde Escolar, promovido pela ARS Norte, I.P., inserido na área funcional e Promoção e Proteção da Saúde, do Departamento de Saúde Pública. O PRESSE apoia a implementação da educação sexual nas escolas de uma forma estruturada e sustentada, envolvendo um trabalho conjunto entre profissionais de saúde escolar e professores. É um programa implementado em escolas públicas e privadas da região Norte, em parceria com a DGEstE Norte inserido nos projetos educativos dos currículos das escolas. O PRESSE assenta na metodologia de projeto e na intervenção interdisciplinar.

É um programa ímpar, com marca registada, cujas características de diferenciação são a estrutura e a sustentabilidade bem como o apoio permanente aos profissionais de saúde e educação que o aplicam.

Finalidades

  • Contribuir para a diminuição de comportamentos de risco e para o aumento dos fatores de proteção em relação à sexualidade, dos alunos da região Norte.
  • Contribuir para a inclusão nos projetos educativos e nos currículos das Escolas da região Norte, de um programa de educação sexual estruturado e sustentado.

População-alvo

O PRESSE tem como população-alvo alunos e professores do 1º, 2º, 3º ciclos do ensino básico e ensino secundário, envolvendo também pais, encarregados de educação, pessoal não docente e restante comunidade possuindo todos estes atores um papel ativo no desenvolvimento deste programa.

Cadernos