Auto Avaliação

Ana Paula de Melo RibeiroCoordenadora
Ana Paula Bouça Fernandes PassosRepresentante do Pré-Escolar
Antónia Isabel Martins de Sousa AmorimRepresentante do 1º CEB
Luís Jorge Parente VianaRepresentante do 2º CEB
Maria Clara Gavinha Morais VieiraRepresentante do 3º CEB e ES
Maria da Conceição Marques RodriguesRepresentante da Direção
Sara Silva SimõesRepresentante dos Alunos do Ensino Secundário da EBS Vale do Âncora
Francisco Xavier Sousa MarquesRepresentante dos Alunos do Ensino Secundário da EBS de Caminha
António Manuel Pires GonçalvesRepresentante do Pessoal Não Docente
Luís Pedro SaraivaRepresentante dos Pais e Encarregados de Educação
Ana Patrícia Verde MoreiraRepresentante dos Pais e Encarregados de Educação

ÁREAS PRORITÁRIAS

1. ÁREAS PRIORITÁRIAS

 

1.1. Considerando os Objetivos operacionais/Metas do Projeto Educativo que implicam a Equipa de Autoavaliação, a saber:

§ A2 – Promover maior proximidade do Agrupamento à comunidade educativa / Criar dispositivos abertos à comunidade educativa para recolha de sugestões e/ou reclamações.

§ D5 – Reforçar a cultura de autoavaliação e melhoria contínua / Consolidar e alargar práticas de autoavaliação e Reforçar o envolvimento e a participação da comunidade educativa na autoavaliação.

 

1.2. Observando o Quadro de Referência da IGEC, nomeadamente os domínios/campos de análise/referentes/indicadores:

§ DOMÍNIO Liderança e Gestão

Gestão

§ Organização e afetação dos recursos materiais

Opções tomadas com impactos positivos na qualidade das aprendizagens, tendo em conta as necessidades e expectativas de todas as crianças e alunos, e monitorizadas e ajustadas quando necessário.

 

§ DOMÍNIO Prestação do Serviço Educativo

Desenvolvimento pessoal e bem-estar das crianças e dos alunos

§ Apoio ao bem-estar das crianças e alunos

Atividades de apoio ao bem-estar pessoal e social;

Medidas de prevenção e proteção de comportamentos de risco.

PLANO DE AÇÃO

2. PLANO DE AÇÃO

A Equipa de Autoavaliação pretende desenvolver um projeto direcionado ao ensino e à aprendizagem que contemple:

- estratégias com vista à melhoria das aprendizagens;

- estratégias para a manutenção de ambientes de sala de aula propícios à aprendizagem, reconhecendo práticas de prevenção e de intervenção, face a comportamentos disruptivos.

METODOLOGIA

3. METODOLOGIA

§ Construção do referencial selecionando os referentes externos, da administração central e da investigação, e os referentes internos, Regulamento Interno e Projeto Educativo.

§ Recolha de informação/monitorização.

§ Aplicação de inquérito(s).

DURAÇÂO DO PROJETO

4. DURAÇÃO DO PROJETO

O projeto de autoavaliação tem a duração de 2 anos letivos (2021/22-2022/23)

Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC) do AECC

O presente documento reflete o trabalho colaborativo da Equipa de Autoavaliação (EAA) com os
Departamentos Curriculares, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma, a Equipa responsável
pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) e a direção do AECC, ao longo dos anos letivos 2021/2022
e 2022/2023, no âmbito do projeto bienal anteriormente apresentado.

Serviços de Apoio e Apoios Educativos (2021/2022)

O presente documento reflete um trabalho conjunto da Equipa de Autoavaliação (EAA) com os Departamentos, Conselhos de Diretores de Turma/Titulares de Turma e a Equipa responsável pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e Família (GAB+) ao longo do ano letivo 2021/22, no âmbito do projeto bienal 2021/22 – 2022/23.

Relatório - Percursos Diretos de Sucesso (2018/2019)

Neste ano letivode 2018/19, último do ciclo de quatro anos da atual equipa de autoavaliação(EAA), mantiveram-se os mesmos docentes, os mesmos representantes dos Pais e Encarregados de Educação e o do Pessoal Não Docente. Quanto aos representantes dos alunos do ensino secundário, coube este ano a Ana Lago Saavedra representar os do Ensino Secundário da EBS Sidónio Pais e a Bruna Verde Pinto, os do Ensino Secundário da EBSVale do Âncora.

Comportamentos em Ambiente Escolar (2019/2020 - 2020/2021)

O Projeto de Avaliação 2019/20-2020/21 pretendeu refletir as alterações introduzidas pela legislação de referência e pelos novos referentes externos, nomeadamente o Quadro de Referência da Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC). A nível interno, o referente mais impactante, Projeto Educativo (PE), aquando da elaboração e apresentação do Plano de Ação da EAA, encontrava-se em fase de construção. Não obstante, foram observadas as necessidades e preocupações explicitadas pela própria comunidade educativa.