Orçamento Participativo 2021

Encontra-se a decorrer o Orçamento Participativo de Escolas que pretende dar voz aos estudantes e dar resposta às suas necessidades e interesses, promovendo valores e práticas indispensáveis à vida democrática.

Este processo envolve a comunidade escolar como um todo, já que o desenvolvimento da participação cívica é um desígnio central do nosso sistema educativo.

Trata-se de uma iniciativa que tem os diretores de turma como aliados insubstituíveis.

Incentiva-se a participação dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e/ou do ensino secundário nesta nova edição do OPE. Relembro que esta é uma excelente oportunidade para melhoria dos nossos espaços e/ou aquisição e reforço de equipamentos e recursos.

Em anos anteriores, com esta verba,  foram adquiridos, entre outros materiais e equipamentos, o microondas, equipamentos para música, mobiliário para a sala de alunos, livros e jogos.

Numa turma podem surgir várias propostas apresentadas individualmente ou por diferentes grupos de alunos.

Os prazos são os que a seguir se apresentam:

  • Entrega de propostas até 29 de abril
  • Avaliação/aprovação e submissão das propostas até 4 de maio.
  • Retificação das propostas de 5 a 7 de maio
  • Submissão das propostas retificadas - 10 e 11 de maio
  • Divulgação das propostas - 12 a 21 de maio
  • Votação das propostas - 24 de maio - 3º ciclo; 25 - secundário.

Na Escola Básica e Secundária Sidónio Pais, Caminha a responsável pelo acompanhamento da atividade é a Rosária Carrilho e na Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora o responsável pelo acompanhamento da atividade é o  Flamiano Martins pelo que, eventuais dúvidas deverão ser esclarecidas junto dos mesmos.

Poderão consultar toda a informação em : https://opescolas.pt/

Regulamento

OPE2021 Caminha

OPE2021 Vila Praia de Âncora