Visita de Estudo ao Moinho de Bouça Mé

No âmbito da autonomia e flexibilidade curricular, dando cumprimento ao DAC (Domínio de Autonomia Curricular) subordinado ao tema central “Museus, um instrumento de aprendizagem”, foram realizadas um conjunto de iniciativas que concorreram para o contacto próximo com museus, núcleos museológicos e elementos de valorização territorial dos usos e costumes que marcam a identidade local.

Foi a 21 de junho que, por disponibilidade da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Gondar e Orbacém, que os alunos do 8ºA VPA realizaram a primeira deslocação prevista no seu plano de trabalho, sob a coordenação da Oferta Complementar de Educação Patrimonial e Sustentabilidade.

No local foi possível visitar o Moinho de Bouça Mé, sito na freguesia de Orbacém, recentemente recuperado.

No compromisso assumido, o moinho foi colocado em funcionamento para que os alunos pudessem observar este importante momento no circuito de valorização do milho, os recursos naturais e a sua sustentabilidade.

No final, com o milho moído de forma tradicional, a Junta de Freguesia confecionou e ofereceu a cada aluno uma broa de milho típica para que, junto das suas famílias pudessem, pelos sabores, incorporar mais este elemento gastronómico que nos afirma como região.

O excelente envolvimento da Junta de Freguesia e do seu presidente testemunham o compromisso que a flexibilidade curricular prevê na sua ação com a comunidade.

JCR | GabCom AESP