Link inscrição:
https://forms.office.com/r/AuTLLJ7d
No âmbito do Projeto Educar para o Sucesso Escolar e em Comemoração do Dia Internacional da Família, realizar-se-á no dia 20/05/2021, às 18h30, a 1.ª À Conversa com Pais... e outros educadores (educadores, professores, auxiliares de ação educativa, técnicos especializados e outros interessados no tema).
O evento decorrerá no Auditório da EBS Sidónio Pais de Caminha, havendo a possibilidade de participar presencialmente para os elementos da nossa comunidade escolar ou via online, através da plataforma Zoom (aberto à comunidade).
Esta é uma Iniciativa do Serviço Social deste Agrupamento. A 1.ª Conversa de um Ciclo de Conversas (In)formais que decorrerão até ao final do ano letivo, sobre diversos temas no âmbito da Educação e Educação Parental - Parentalidade Positiva e Consciente, em prol do Sucesso Educativo dos nossos alunos.
A Inscrição é Gratuita, mas obrigatória.
Faça a sua inscrição através do link: https://forms.office.com/r/AuTLLJ7dN9
Esta Conversa tem como objetivos:
Abordar de forma simples e num ambiente descontraído o tema "A importância da Família na Escola', refletindo sobre o papel da família e o da escola na educação dos filhos, a importância do envolvimento parental no percurso escolar dos filhos e estratégias educativas promotoras de Relações Positivas ( ex. Relação família - escola, no contexto familiar) e Sucesso Escolar.
Apresentação das Dinamizadoras:
* Ilda Reis (Assistente Social do AE)
Assistente Social
Terapeuta Familiar
Mestre em Mediação de Conflitos
Especialista em Aconselhamento Psicossocial e Intervenção Familiar
Doutoranda em Psicologia Clinica - Psicologia da Família e Intervenção Familiar
Investigadora Educação Parental / programas de intervenção parental
Mentora do Projeto "Educar Hoje um Desafio Constante", no âmbito da Parentalidade Positiva, Serviço Social Clínico e Terapia Familiar.
Formadora Certificada
* Joana Vilela (Presidente da CPCJ de Caminha)
Psicóloga Clínica
Mestre em Psicologia da Família
Mentora do Projeto EGOlias e PsiKi-Psicologia e Bem-Estar
Formadora Certificada
* Susana Neiva (Presidente da Associação de Pais da EBS Sidónio Pais de Caminha)
Psicóloga Clínica e da Saúde
Terapeuta de Casal e terapias de 3ª geração (Mindfulness)
Certificada em Parentalidade Positiva e Consciente
Mediadora de conflitos familiares
Doutoranda em Neurociência e Psicologia Clínica
Formadora Certificada
Esperamos que seja um momento de partilha e reflexão entre pais e outros educadores, sobre temas de grande pertinência - A educação e o sucesso escolar das crianças e jovens de hoje.
Aguardamos a vossa participação!
Ilda Reis,
Assistente Social
“Educar para o Sucesso Escolar”
A parentalidade é hoje uma tarefa com grandes desafios e exigências. Ser pai e mãe não é só um fato social e biológico, mas também a realização de um processo de desenvolvimento psicológico nos adultos que se tornaram pais. Segundo a Recomendação do Conselho da Europa (2006), a Parentalidade Positiva define-se como um “comportamento parental baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das principais necessidades das crianças e a sua capacitação, sem violência, proporcionando-lhe o reconhecimento e a orientação necessários, o que implica a fixação de limites ao seu comportamento, para possibilitar o seu pleno desenvolvimento” (Recomendação do Conselho da Europa, 2006).
Segundo o Conselho da Europa (2006) que elaborou esta Recomendação sobre a política de apoio à Parentalidade Positiva, refere que o desenvolvimento de competências parentais para o seu exercício surge como medida preventiva fundamental para prevenir problemas de comportamento e do foro psicológico; assegurar o desenvolvimento saudável da criança/jovem; promover o sucesso escolar, construir relações familiares positivas/de qualidade; melhorar práticas parentais através de estratégias educativas mais adequadas e sentir satisfação com o papel de ser pai ou ser mãe. Desenvolver competências e práticas parentais positivas aumenta a probabilidade de os pais serem capazes de desenvolver comportamentos adaptativos nas crianças, bem como gerir os comportamentos desadaptativos (RODRIGUES, 2019).
Ao nível educativo, reforça-se a importância do envolvimento parental na escola, incentivando a participação dos pais/encarregados de educação, gerando ambientes de aproximação e relações positivas e colaborativas entre a Família e a Escola para uma Educação para a Cidadania (SILVA NETO, A.; LOBO, C. C.; CARVALHO, O., 2012).
Deste modo, a educação parental surge como uma necessidade primordial na educação, tendo como objetivo principal ajudar os pais e outros educadores na sua missão de educar, dotando-os de conhecimentos específicos, o desenvolvimento de competências e estratégias que lhes permitam melhorar as suas práticas educativas.
Pretende-se assim desenvolver o Projeto “Educar para o Sucesso Escolar”, através da realização de um ciclo de sessões de Educação Parental, intitulado “ Á Conversa com Pais…”, espaço de partilha e interajuda entre a família e a escola.
O Projeto “Educar par o Sucesso Escolar “tem como objetivos:
Objetivo Geral:
- Promover uma Parentalidade Positiva (desenvolver competências, adotar praticas educativas mais adequadas às necessidades das crianças e jovens, construir relações positivas nos vários contexto de vida, nomeadamente familiar e escolar) com enfoque no bem-estar e desenvolvimento saudável das crianças e jovens e promoção do seu sucesso escolar e educativo.
Objetivos Específicos;
- Abordar diversos temas de interesse no âmbito da educação parental e educação das crianças e jovens;
- Proporcionar um espaço de partilha entre pais e outros educadores para a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e estratégias educativas de promoção de diversas competências;
- Incentivar o envolvimento parental através da participação ativa, discussão de temas e informação, reflexão e dinâmicas interativas;
- Valorizar o papel da família na educação dos filhos e no contexto escolar;
- Valorizar as competências e as experiências de Ser Pai ou Ser Mãe nos dias de hoje
Referências Bibliográficas
CONSELHO DA EUROPA – COE. (2006). Recomendação rec 19 do conselho de ministros dos estados membros sobre Parentalidade positiva. Estrasburgo, Disponível em https://igualdadeparental.org/pais/parentalidade-positiva/
HOGHUGHI, M. (2004). Parenting: an introduction. In: HOGHUGHI, M.; LONG, N. (Eds.). Handbook of parenting: theory and research for practice. London: Sage,. p. 1-18.
RODRIGUES, M. F. C. (2019). Efeitos de um programa preventivo de orientação parental com base em práticas positivas. 2019. 72. Dissertação (Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento) — Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP,.. Disponível em:
<http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3908>. Acesso em: 7 abr. 2019.
SILVA NETO, A.; LOBO, C. C.; CARVALHO, O. (2012). A família e a escola na construção da cidadania. In: COLÓQUIO DE PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO, 12, Lisboa.