Alunos do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais participaram no Programa “O Melhor Estudante na UMinho”, uma iniciativa da Universidade do Minho destinada aos alunos de Ensino Secundário que obtiveram as melhores classificações no ano anterior.
“Senti-me muito acolhida durante estes 3 dias. Nota-se o profissionalismo e o afeto que os professores da Universidade do Minho têm pelos alunos e pelo seu trabalho. Iniciativas como esta incentivam os alunos a esforçarem-se para obter os melhores resultados. Deve-se valorizar o sucesso e o empenho dos alunos! E, "valorizada" é o adjetivo que melhor descreve o que senti durante este programa.”
(Mariana Fernandes, 12ºC, Ciências Socioeconómicas)
O cenário pandémico atual implicou alterações à habitual participação durante três dias práticos, com presença em salas de aula, laboratórios, ateliers, em sessões dinâmicas de apresentação de cursos, e interação social com docentes, investigadores, núcleos estudantis e pares de outras escolas do Norte do país e a estadia por parte dos alunos oriundos de fora do distrito de Braga.
“Ter sido selecionada pela Universidade do Minho para participar neste fantástico programa, foi das melhores propostas que recebi enquanto aluna do ensino secundário. Embora, devido à crise pandémica que vivemos, esta “aventura” não possa ter sido vivida e aproveitada de forma presencial não deixou nada a desejar!
Foram sessões bastantes lúdicas e únicas, pois pude contactar não só com excelentes profissionais ligados ao Direito, à Criminologia e até às Relações Internacionais como também pude partilhar opiniões e planos futuros com os colegas de outras escolas e regiões do país.”
(Inês Ribeiro,12ºA-VPA, Línguas e Humanidades)
Em formato online, os estudantes puderam participar numa experiência de aproximação ao ensino superior, contactando com diferentes interlocutores e temáticas de um percurso de ensino que podem vir a desenvolver em breve.
A modalidade não presencial permitiu alargar a participação a mais estudantes e a professores interessados em assistir às sessões temáticas sobre a investigação que se desenvolve naquela Universidade e a sua relação com a oferta educativa das suas várias escolas e institutos.
“O projeto foi a meu ver uma iniciativa vantajosa e interessante.
Proporcionou aos alunos uma chance única servindo tanto como um momento de aprendizagem como de reflexão e orientação. Deu-nos a conhecer diferentes hipóteses e oportunidades nos diferentes cursos e áreas disponíveis e ajudou a entender as suas diferenças e semelhanças.
A forma como lidaram com a situação da pandemia e a alteração para sessões virtuais foi bem concebida e realizada com muito empenho e dedicação.
Infelizmente vi, como aluna de Artes Visuais, pouca diversidade nas sessões disponíveis.
Em geral foi uma experiência agradável e proveitosa que alterou a visão e posição que tinha em relação ao meu futuro académico.”
(Inês Barrocas, 11ºD, Artes Visuais)
A construção de um mosteiro, os mistérios do cérebro, as alterações climáticas nos rios, os movimentos nacionalistas, a inteligência artificial, a economia portuguesa no mundo, as pandemias na História, o sucesso escolar de minorias, a arte feminista, física de partículas, a diversidade cultural nos tribunais, os limites da memória humana, a ciência por detrás da app Stayaway Covid, a promoção da saúde nas escolas, as baterias de ião lítio, a nanotecnologia na indústria têxtil foram alguns dos temas abordados e que os alunos puderam escolher participar consoante os seus interesses.
Achei esta experiência muito interessante, já que tive a oportunidade de ficar a conhecer um pouco mais sobre a instituição, de forma virtual, e de conhecer um pouco mais sobre algumas áreas de estudo. Foi-me possível escolher de um leque de opções bastante abrangente, que me alargaria os horizontes, em termos de conhecimentos, qualquer que fosse a escolha. Assim, sinto que esclareci algumas dúvidas e adquiri aprendizagens sobre os temas das apresentações a que assisti.
(Sara Barreto, 11ºA, Ciências e Tecnologias)
Está prevista ainda uma componente prática e presencial deste programa, com a duração de um dia, em finais do ano letivo. Sujeita à evolução da pandemia, esta ação permitirá aos alunos, para além do conhecimento local da instituição, a interação direta com docentes e investigadores das áreas de estudos de sua preferência.
“Participar neste programa foi, sem dúvida, uma experiência única e enriquecedora. Todos os dias participei numa sessão diferente e considero que os temas abordados foram bastante interessantes. Para além disso, todos os professores e investigadores que estiveram presentes eram muito acessíveis e simpáticos. Fizemos perguntas, obtivemos respostas, adquirimos conhecimentos, ficamos a conhecer melhor a universidade…Tudo isto num ambiente divertido e descontraído. Este ano, o programa decorreu online devido à situação em que nos encontramos, o que foi uma pena! Considero que as universidades deviam proporcionar mais momentos como estes. No global, adorei a experiência!”
(Cintia Matos, 12ºA, Ciências e Tecnologias)
Imagens do evento publicadas na página de Facebook da Universidade: https://www.facebook.com/uminhooficial/posts/3637378893005007
Pelo Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento de Escolas Sidónio Pais,
a psicóloga Ana Barbosa.