Previous Next

Painel comemorativo dos 50 anos do 25 de abril

Ainda corria janeiro já a aluna Leonor Passos do 9D trabalhava o 25 de abril.
Sim, porque a liberdade e a democracia são temas para se ir saboreando e trabalhando com tempo e carinho.
A Leonor tem dificuldade em fazer abstrações e em relacionar factos históricos, porque, na verdade, é o presente que lhe interessa e que ela vive com alma e coração.
Contudo, a Leonor é muito curiosa em relação às palavras e este trabalho começou precisamente com uma pergunta que ela fez: “o que é opressão”, “o que é liberdade”.
Sabendo que o cérebro organiza melhor a informação através de pistas sensoriais, resolvi explorar estes conceitos com a Leonor, através do seu próprio corpo.
“Opressão é quando estás presa, amarrada, estás triste”…e a Leonor lá permanecia, muito quieta deitada no chão sobre a folha de papel cenário, literalmente amarrada (mas mais divertida do que triste).
“Agora vou soltar-te, acabou-se a opressão, já te podes mexer, vai Leonor, és livre…és livre…viva a liberdade!”
A partir desta experiência sensorial, foi-se avançando com pesquisa de imagens, de textos, de palavras-chave e de técnicas de expressão plástica.
Este trabalho foi realizado em articulação entre a professora de Educação Especial, Maria José Moreira e a professora da disciplina de História, Teresa de Sá Pereira (9D).
Resultou num painel que foi colocado no espaço comum da escola, para poder ser apreciado, explorado e refletido por toda a comunidade escolar.

Related Articles

Lisboa

Lisboa

Bonecos de Neve