Eça de Queiroz | Tormes

Inserida na V Festa do Livro / Semana da Leitura, os alunos do Secundário do nosso Agrupamento, puderam apreciar e viver, por um dia, nos cenários maravilhosamente descritos nas obras estudadas, ao longo dos diferentes ciclos de ensino, assim como  conhecer alguma da intimidade daquele que é considerado um dos melhores autores português.

Maio, o mês escolhido para esta visita, foi sem dúvida o mais apropriado. Ao longo de toda a viagem, vimos desfilar maravilhosas paisagens, cheias de cor e diversidade, permitindo-nos sentir vivamente as descrições que encontramos nos diferentes textos que desfilam nos nossos manuais.

Partimos logo de manhã em direção à Vila de Baião. Visitámos o exterior da Casa do Lodeiro, a Casa de Fanny Owen, personalidade camiliana que inspirou um livro de Agustina Bessa-Luís com o mesmo nome e o filme "Francisca" de Manoel de Oliveira. Passámos pela Estação Ferroviária de Tormes, intimamente ligada à obra "A Cidade e as Serras" e, finalmente, visitámos a Casa de Tormes / Fundação Eça de Queiroz.

Sendo um dos objetivos desta visita a motivação para a leitura e a promoção do legado literário do escritor, todos partimos daqueles lugares mágicos com a certeza de que Eça é imortal e intemporal e conscientes da importância do estudo das suas obras.

Agradecemos a todos aqueles que tornaram possível esta viagem ao universo de Eça de Queiróz.