No âmbito do projeto Erasmus+ do Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha, intitulado SPSG ACROSS BORDERS, um grupo de alunos da Escola Básica e Secundária de Caminha, na companhia de três professoras, deslocou-se a Itália, entre os dias 25 e 31 de março de 2023, tendo contado com a parceria do Istituto Tecnico Statale Grazia Deledda, localizado em Lecce, comuna italiana da região de Puglia, em Itália.
O desenvolvimento de competências linguísticas e a promoção da diversidade social e cultural assumiram papel de destaque nas diversas atividades organizadas para potenciar práticas mais sustentáveis na preservação do meio ambiente, através da utilização de recursos tecnológicos e digitais para estudo e análise de registos ambientais. A cooperação ativa entre ambos as instituições revelou-se extremamente enriquecedora e impactante, quer na criação de redes de relações interpessoais e profissionais, quer em termos de partilha e de transferência de boas práticas, quer ainda, e particularmente, ao nível de aprendizagem imersiva, ou seja, “aprender, fazendo”, resultando numa verdadeira mobilização dos objetivos previstos para o Programa ERASMUS+ em articulação com o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
A fim de favorecer o conhecimento sobre o património europeu comum, foram ainda realizadas várias visitas culturais. Na cidade de Roma, alunos e professoras apreciaram o Museu do Vaticano e a Capela Sistina situada no Palácio Apostólico, o Coliseu, o Panteão, a Fontana di Trevi e o Fórum Romano. Em Lecce, percorreram a paisagem, a arquitetura e a arte, de localidades e monumentos como o Porto Selvaggio, Otranto, o Parque Natural Bosco e Paludi Di Rauccio, a Basílica de Santa Cruz, a Porta Napoli e o Anfiteatro Romano. Estas vivências carimbam a mobilidade como uma experiência memorável, estando cada dia repleto de oportunidades de expansão da nossa rede de conhecimentos e de enriquecimento cultural.
Finalmente, importa realçar o acolhimento admirável do povo italiano que proporcionou momentos inesquecíveis a todos os participantes na mobilidade. E é assim, que, tendo no horizonte a internacionalização da Educação e do nosso Agrupamento na Europa, nos preparamos para receber, em maio próximo, o nosso parceiro italiano. Procuraremos retribuir, de coração aberto, a hospitalidade com que nos brindaram, num autêntico espírito de intercâmbio que muito contribuirá para a construção de uma Europa cada vez mais unida na sua diversidade cultural, linguística e educacional.