Dia europeu das línguas

Dia Europeu das Línguas

A convite da Representação da Comissão Europeia em Portugal, e em colaboração com o Europe Direct Minho (Instituto Politécnico do Cávado e do Ave), o Agrupamento de Escolas do Concelho de Caminha participou na comemoração do Dia Europeu das Línguas.

Numa primeira fase, os responsáveis pelo projeto incitaram-nos a gravar uma leitura de um excerto do livro “O Principezinho”, de Antoine de Saint-Exupéry, em português, por parte de uma aluna (Matilde Sousa, 7.ºD) para integrar o vídeo final com as línguas da raia entre Portugal e Espanha (espanhol, galego, mirandês, a fala e barranquenho). Este trabalho foi realizado sob a orientação dos atores residentes no AECC, Filipe Passos e Rita Carneiro.

Num segundo momento, no dia 23 de setembro, a Direção-Geral da Tradução da Comissão Europeia em Portugal e em Espanha, em parceria com as respetivas Representações da Comissão Europeia e a Fundação Rei Afonso Henriques, organizaram um seminário dirigido às escolas sobre as línguas da raia de Portugal e Espanha. O seminário – transmitido parcialmente a partir da Fundação Rei Afonso Henriques em Zamora – apresentou quatro das línguas mais representativas ainda hoje faladas junto da fronteira entre Portugal e Espanha: galego, mirandês, a fala e barranquenho. Todas estas línguas, assim como o espanhol e o português, foram utilizadas durante o seminário, num exercício de intercompreensão característico desde há muito das regiões raianas. A representar o nosso Agrupamento estiveram os alunos da turma D, do 7.º ano da Escola Básica e Secundária de Caminha que muito nos orgulharam com a sua participação ativa e empenhada.