Energias Verdes

Energias Verdes

 

No desenvolvimento do Projeto "Em busca das ENERGIAS VERDES", os alunos das turmas VA4A e VA4B, concentraram a sua atenção na energia da agua do rio Ancora e do oceano Atlântico.

Dado assim, especial destaque Ã? s consequÃ?ªncias do seu impacto na duna dos CaldeirÃ?µes, em Vila Praia de Ã??ncora, jÃ?¡ em contexto de sala de aula, pesquisaram notÃ?­cias sobre as marÃ?©s-vivas que assolaram a costa portuguesa, em Janeiro de 2014, destruÃ?­ram a duna dos CaldeirÃ?µes, com cerca de sete metros de altura e quase 100 metros de comprimento, e deslocaram a foz do rio Ã??ncora vÃ?¡rias centenas de metros para sul. O mar ameaÃ?§ou ainda vÃ?¡rias habitaÃ?§Ã?µes, um campo de futebol, e causou â??vÃ?¡rios problemas ambientaisâ?, como a salinizaÃ?§Ã?£o da Ã?¡rea protegida do estuÃ?¡rio.

Os trabalhos de recuperaÃ?§Ã?£o da Duna dos CaldeirÃ?µes, de â??reforÃ?§o, protecÃ?§Ã?£o dos sistemas dunares, e renaturalizaÃ?§Ã?£o de Ã?¡reas degradadas da foz rio Ã??ncoraâ?, foram iniciados em MarÃ?§o de 2015. Antes da Ã?©poca balnear de 2015 ficaram concluÃ?­dos os trabalhos que permitiram devolver o rio Ã?  sua foz natural, num investimento de 23 mil euros.

Esta intervenÃ?§Ã?£o incluiu a abertura de uma vala atÃ?© ao mar para escoar as Ã?¡guas estagnadas face Ã?  nova foz do rio Ã??ncora, assim como a consolidaÃ?§Ã?£o das margens. ConcluÃ?­dos os trabalhos, foi ainda efetuada â??a limpeza de infestantes arbÃ?³reas e herbÃ?¡ceas, a recuperaÃ?§Ã?£o de passadiÃ?§os, vedaÃ?§Ã?µes e muros existentes, a consolidaÃ?§Ã?£o da margem esquerda do rio Ã??ncora, junto ao campo de futebol, com recurso a algumas rochas, a construÃ?§Ã?£o de um esporÃ?£o fluvial que vai permitir diminuir a forÃ?§a das Ã?¡guas do mar, e ainda a construÃ?§Ã?£o de uma cortina de estacas de protecÃ?§Ã?£o da dunaâ?.

Quase seis anos depois e terminado o trabalho de pesquisa na sala de aula, o dia 2 de dezembro, passado, durante a tarde, foi o momento escolhido para os alunos se deslocarem �  duna dos caldeir�µes e verificarem a situa�§�£o em que, na atualidade, a mesma se encontra. Atrav�©s da compara�§�£o com fotografias captadas no mesmo local, h�¡ cerca de um ano e meio, foi poss�­vel observar a movimenta�§�£o das areias e a progressiva diminui�§�£o do seu volume. Concluindo a observa�§�£o da duna, os alunos interrogaram-se sobre o local para onde se ter�¡ deslocado um t�£o grande volume de areia. A resposta a esta quest�£o ser�¡ alvo da pr�³xima investiga�§�£o, sendo pistas a seguir a foz do rio �?ncora e o Portinho, no interior do qual se verifica um enorme assoreamento, cujas tentativas de resolu�§�£o foram, para j�¡, infrut�­feras.

Related Articles

Lisboa

Lisboa

Bonecos de Neve