Sessão de Informação à Família

“Projetos de Vida para Jovens com Adequações Curriculares Significativas (ACS)

– Que oportunidades?”

(Respostas Sociais para a Integração Social de jovens com NE após a escolaridade obrigatória).

Dia: 27 de maio de 2021

Horário: 18h30 – 20h00

Modalidades:

- Presencial (Auditório da EBS Sidónio Pais de Caminha) – exclusivo para a comunidade escolar deste agrupamento de escolas (n.º limitado de inscrições)

- Online (Plataforma Zoom) – aberto à comunidade local

Destinatários:

Pais/Encarregados de Educação de Jovens com ACS;

Educadores e Professores Educação Especial;

Outros Profissionais na área da Educação.

Inscrições através do Link (participação gratuita, mas obrigatória até dia 25.06.2021):

“A escola deve proporcionar ao aluno todo o apoio que permita uma tomada de decisão sustentada e informada sobre as opções a seguir na sua vida pós-escolar, com base nas suas expectativas pessoais de construção de um projeto de vida em sociedade, com adequada inserção profissional, social e familiar. Quando o aluno manifesta dificuldade em identificar, autonomamente, as dificuldades e potencialidades para a concretização dos objetivos pessoais e profissionais, de forma clara e objetiva, é importante dar-lhe a conhecer possibilidades diversas.” (Decreto-Lei n.º 54/2018 de 6 de julho).

Após a escolaridade obrigatória (e consequente afastamento em relação a Escola) é importante que estas famílias estejam devidamente informadas sobre os serviços de apoio existentes na comunidade, nomeadamente das respostas específicas ao nível da inserção profissional e social dos jovens.

A falta de informação e apoio na orientação destes pais/ encarregados de educação, após os seus filhos concluírem a escolaridade obrigatória são lacunas/ necessidades identificadas.

Deste modo, o Serviço Social e o Departamento de Educação do Agrupamento Sidónio Pais de Caminha realizarão no dia 27 de maio de 2021, às 18h30 uma Sessão de Informação à Família - Projetos de Vida para Jovens com ACS – Que oportunidades?”

Pretende-se com esta ação de capacitação parental, informar devidamente estas famílias sobre as respostas existentes na comunidade envolvente que prestam apoio e orientação na inserção social destes jovens.

Objetivos específicos:

- Esclarecer sobre quais os locais (serviços/entidades) que prestam apoio, formação e orientação psicossocial no âmbito da inserção profissional e social;

- Informar e esclarecer sobre o “conjunto integrado de medidas que visam apoiar a qualificação e o emprego das pessoas com deficiência e incapacidade que apresentam dificuldades no acesso, manutenção e progressão no emprego” (Instituto de Emprego e Formação Profissional).

- Informar sobre os possíveis percursos formativos e/ou profissionais existentes para os jovens, após a conclusão da escolaridade obrigatória.