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Partilhas à quarta

altDecorreu no passado dia 30 de outubro de 2019 o primeiro momento da iniciativa â??Partilhas à quartaâ? no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE. Palavrinha

Com o propósito de divulgar experiências de ensino e de aprendizagem inovadoras, desenvolvidas nas escolas, no âmbito de projetos apoiados pela ERTE/DGE, a sessão inaugural do ano letivo 2019-2020 contou a participação do Agrupamento de Escolas do concelho de Caminha. Coube aos docentes Rosária Carrilho e Joaquim Celestino Ribeiro apresentar o cenário â??Saber a Sal: Caminha no conhecimentoâ?, uma experiência pedagógica assumida no ano letivo transato, entendida pela ERTE / DGE como exemplo de boa prática, que teve como pano de fundo os â??Laboratórios de Aprendizagem: Cenários e Histórias de Aprendizagemâ?.
O cenário â??Saber a Sal: Caminha no conhecimentoâ? resultou de um trabalho de articulação entre as disciplinas de Geografia e Físico-Química, inicialmente, levando rapidamente ao envolvimento de outras, entre as quais se destacou Educação Visual, Educação Física, Cidadania e Desenvolvimento, História, entre outras. Envolveu uma turma de 7º ano da Escola Básica e Secundária do Vale do Ã?ncora e foi intenção deste cenário promover nos alunos aprendizagens que garantissem o reconhecimento da importância da água no concelho de Caminha, desenvolvendo neles competências técnicas e científicas na recolha, tratamento e interpretação de informação geográfica, bem como na realização de experiências e análises laboratoriais. O domínio artístico foi igualmente trabalhado apelando às artes criativas na interpretação do entorno territorial, estimulando percursos físicos que fomentassem a identificação de elementos naturais no espaço de influência pedagógica no agrupamento de escolas.
O cenário criou ambientes propícios à aplicação do trabalho de campo, valorizando a diversidade de relações que as diferentes comunidades e culturas estabelecem com os seus territórios, a várias escalas.
â??Saber a Sal: Caminha no conhecimentoâ? deu um retorno muito positivo pelo interesse e melhoria da qualidade das aprendizagens, medidas em conhecimentos, capacidades e atitudes/valores, e permitiu ainda dar outro significado aos atos letivos, aproximando-os no contexto e permitindo a exploração da criatividade dos alunos.
O convite lançado ao agrupamento de escolas do concelho de Caminha reconhece a inovação e a capacidade de ação da escola no meio, favorecida pelo apoio institucional, em particular da Câmara Municipal de Caminha, e atesta a determinação de todos os docentes, de todas as escolas dos vales do �ncora e do Coura-Minho na prossecução de projetos e práticas pedagógicas geradoras de mais e melhores oportunidades de aprendizagem.
  

 
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