SOS Azulejos

altNa sequência do projeto dedicado ao artista seixense Gilberto Renda, os professores e alunos de Educação Visual e Artes Visuais participam no presente ano letivo no projeto nacional â??Ação Escola SOS Azulejos 2019â?. BibEscolar

Este projecto é coordenado pelo Museu da Polícia Judiciária e que visa sensibilizar a população para a importância e caráter únicos do património azulejar português, a que importa dar continuidade; o atual problema da sua grave delapidação por furto, incúria e vandalismo; e a necessidade da sua valorização, proteção e fruição por todos os portugueses. Este projeto, que conta com a participação de dezenas de escolas por todo o país, tem o seu ponto alto no dia 6 de maio, Dia Nacional do Azulejo, onde são apresentados os resultados de dezenas de ações locais em defesa e estudo do azulejo.

Na Escola Básica e Secundária de Caminha, sob a supervisão dos professores Sérgio Coutinho e Jorge Pereira e a colaboração da Biblioteca Escolar, os alunos de turmas do 8º ano (A, B e C) e do 9º ano (A, B e C) trabalharam nas suas aulas de Educação Visual os formatos e motivos tradicionais dos azulejos, usando o papel e o cartão como superfícies. O resultado desse trabalho plástico pode agora ser visto em exposição patente na Biblioteca Escolar â?? cuja montagem contou com a ajuda das alunas do 10ºB de Artes Visuais â?? em duas áreas distintas embora complementares: â??Lambrilhasâ? (8º ano), azulejos de pequeno formato quadrado, no Espaço-Átrio; â??Rendejosâ? (9º ano), contração das palavras Renda e Azulejo, em suspensão na sala da Biblioteca. Estes trabalhos serão ainda parte integrante da divulgação via Internet do projeto, que poderá ser visualizada no sítio www.sosazulejo.com.

Visualizações de conteúdos : 1951493