Prevenção Maus-Tratos

altO mês da prevenção dos maus-tratos acolhe um conjunto de iniciativas às quais se associou a EBS do Vale do �ncora. Palavrinha

Numa ação pedagógica tida em parceria com a CPCJ â?? Comissão de Proteção de Crianças e jovens, os alunos do primeiro ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Ã?ncora colocaram, a 4 de abril, um laço azul, símbolo da defesa e proteção das crianças e jovens, feito a partir de sacos plásticos azuis reutilizados e fornecidos pelos pais e encarregados de educação.
Esta ação foi parte integrante das iniciativas que se estendem por todo o mês de abril, o mês da prevenção dos maus-tratos na infância.
Assim, a 5 de abril, os alunos desta escola, reunidos no espaço exterior, vestidos de azul, criaram um segundo laço humano, consagrando e afirmando o projeto de ação da escola na promoção dos direitos e garantias das crianças e jovens.
A realidade nacional dita números associados aos maus-tratos das crianças e jovens que obrigam a uma ação determinada da comunidade, em geral, e da escolar, em particular. A escola é um espaço de presença prolongada dos alunos, sendo aí que tantas situações são identificadas. Só a ação atenta, determinada pela capacidade de todos os seus agentes, garante o devido apoio e encaminhamento para as intervenções competentes. Mas a missão da escola vai mais além, ultrapassando barreiras culturais pela elevação educativa da população.
� neste último plano que a Escola Básica e Secundária se alia a este mês de alerta.

Visualizações de conteúdos : 1924053