Horta Pedagógica

altOs alunos do 4º ano, turma B, do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora mantêm viva a manutenção da sua horta em espaço escolar. Palavrinha

Este é um projeto que se alimenta de diferente contributos e da colaboração de pais e encarregados de educação, aos que se aliam ainda outros apoios.

A 28 de fevereiro a horta escolar destes pequenos agricultores contou com um novo incremento, depois dos abonos da terra, plantas e pedras, anteriormente disponibilizados. Da Armáticas Vivas, de Carreço, foram incorporadas plantas que trouxeram consigo o saber técnico explicado aos alunos.
Nas palavras da Dra. Cristina, técnica superiora da empresa, foram compreendidas as diferentes utilidades das plantas e ainda o modelo de produção em agricultura biológica, que obriga a cuidados naturais sobre as plantas.
Já perspetivando a futura colheita, foi igualmente explicada a utilização das aromáticas nos pratos tradicionais e nas inovações culinárias, tendo mesmo constituído novidade, para alguns, certas infusões.
A â??steviaâ?, enquanto substituta do açúcar, considerado por alguns fóruns mais saudável, defendendo-se a sua utilização e dietas de redução calórica e em pessoas diabéticas, foi outra das novidades incorporadas nesta pequena horta.
O processo de preparação da â??steviaâ?, envolvendo a secagem e a trituração, serviu também de mote para a explicação adicional sobre os processos físicos de preparação das plantas para consumo, para além do corte.
A horta em espaço escolar tem assim servido os propósitos da aprendizagem dos alunos, garantindo o seu enraizamento cultural e dotando-os de conhecimentos que se perpetuarão nas suas vidas futuras.

Visualizações de conteúdos : 1992688