CoastWatch

altOs alunos da opção de Biologia e Geologia, acompanhados das docentes Natália Silva e Isabel Soares realizaram, na última semana deste mês, nova atividade de monitorização da costa concelhia, em Moledo. Palavrinha

O envolvimento no Projeto Europeu de observação do litoral â??CoastWatchâ?, corresponde a uma responsabilidade social e ambiental que se vincula ao crescimento intelectual dos alunos e que determina a decisão de concretizar este projeto em território municipal, liderado na alçada pedagógica do Agrupamento, tanto na escola sede do agrupamento, em Caminha, como da Escola Básica e Secundária do Vale do Ã?ncora. A promoção de uma cidadania ativa, garantida pelo envolvimento dos alunos nesta ação de monitorização e caracterização ambiental do litoral, ultrapassa os muros da escola e transpira para a sociedade em geral a assunção de comportamentos e práticas que garantam a preservação do espaço natural.
Nesta última ação foram monitorizados 1500 metros de praia e zona dunar, tendo sido retirado desta área lixo já categorizado, identificando-se quantidades elevadas de materiais plásticos.
O entusiasmo vivido na participação dos alunos não esconde contudo este flagelo que assola o mundo e que é indiferente à origem do poluidor, sendo hoje causa reconhecida de destruição de habitats e ecossistemas sensíveis, alterando paisagens e determinando perigosidade crescente, fruto da acumulação dos microplásticos.
As atividades do CoastWatch rumarão a sul, envolvendo agora os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora na monitorização da costa em Vila Praia de �ncora e �ncora.