Pesca do Bacalhau

altNo âmbito do projeto Nosso Mar decorreu, na passada quinta-feira, 28 de fevereiro, uma sessão de apresentação temática relativa à pesca do bacalhau e à sua influência na comunidade local. Palavrinha

Gozando da parceria entre o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal de Caminha, materializada na ação conjunta da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora e da Biblioteca Municipal de Caminha, esta ação foi dinamizada pela Dra. Aurora Rego e decorreu no espaço da biblioteca escolar da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora.
Tendo como pano de fundo as obras publicadas com o apoio do município de Caminha â?? Viagens Ã? Terra Nova (Memórias de um Tempo) e Viagens à Terra Nova II (Marcas) â?? a sua autora, Maria Aurora Botão Rego, empreendeu uma viagem no tempo, calcorreando os espaços geográficos e sociais das famílias ancorenses, para a qual convidou os alunos do ensino secundário que em Vila Praia de Ã?ncora realizam os seus estudos nos cursos científico-humanísticos.
Com uma identidade marcada pelas suas raízes, a motivação destes alunos foi constantemente fortalecida pelo reconhecimento dos seus em tantas e tantas histórias, tiradas de tantos e tantos registos factuais de uma atividade que ainda hoje é um sinal vivo em Vila Praia de �ncora e na sua comunidade.
O eco tido desta atividade expressa também a razão da implementação do projeto Nosso Mar na Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora, permitindo aos alunos não só o saber que advém do conhecimento das idiossincrasias da sua terra, mas também possibilitando o reconhecimento da sua própria existências neste território de aprendizagem, percebendo melhor as suas características, as suas apreensões e conceções, em suma, a sua própria identidade.
As agruras do mar, a solidão, o frio, que tanto corria por fora como por dentro nos mares gelados da Terra Nova e da Gronelândia, marcado por perdas e sofrimentos vários, assumiram uma presença relevante nesta sessão que também perscrutou um outro mundo, por vezes mais calado mas que se revelou igualmente importante na epopeia ancorense do bacalhau. Referiu-se a autora ao particular papel das mulheres que foram um elemento basilar de suporte em terra, garantindo a honra, mas também o sustento e o sentido gregário da família.
Esta foi mais uma iniciativa do projeto Nosso Mar que mantém o seu plano de ação na vinculação flexível ao currículo local, medido num trabalho colaborativo entre a escola, a comunidade e as instituições locais.

Visualizações de conteúdos : 1992767