Cancro da Mama

altNo âmbito da parceria entre o Agrupamento de Escolas e o Centro de Saúde de Caminha, no passado dia 19 de Fevereiro foi promovida uma sessão informativa sobre o cancro da mama na EBS Vale do �ncora, complementada por uma segunda ação de sensibilização para a saúde oral. Palavrinha

Cancro da mama

Com cariz pedagógico e articulando os saberes técnicos da equipa de enfermagem desta unidade de saúde com o pendor formativo da ação, os alunos do 9º B VPA tiveram a oportunidade de explorar o auto exame, essencial ao rastreio do cancro da mama.

Os números de incidência deste tipo de cancro em Portugal continuam a apelar a uma atenção especial por parte dos profissionais de saúde, entregando-se a uma ação informativa e formativa, particularmente dirigida aos jovens, dotando-os de mais conhecimento e do domínio de técnicas que poderão ajudar no diagnóstico ou na identificação de uma situação anómala que carece de observação médica.

Sob a orientação do docente Marcelo Pereira, esta sessão respeitou o plano geral de implementação do projeto de promoção da saúde em contexto escolar, esperando-se dele que os alunos sejam agentes proativos na observação do seu corpo e na identificação de sinais de alerta clínica.

Sáude Oral

Num segundo momento, dirigido aos alunos do primeiro ciclo do ensino básico da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora, as técnicas de saúde abordaram a importância de uma saúde oral cuidada, estimulada por hábitos de higiene adquiridos em idade precoce.

Esta ação dá sequência a um trabalho pedagógico que decorre ao longo de todo o ano e que aborda esta temática sob diferentes prismas, articulando áreas de conhecimento tão distintas como a literatura e a saúde, do que foi exemplo a apresentação do livro Zezé Boca Doce, no início do mês de Fevereiro.