Projeto 'Nosso Mar'

altA ação â??UM Mar de Trabalhosâ?, no plano do projeto Nosso Mar, promoveu a visita ao espaço marítimo portuário de Viana do Castelo, no passado dia 4 de janeiro. Palavrinha

Neste início de período letivo, os alunos do 3º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica e Secundária do Vale do Ã?ncora, sob a orientação dos docentes António Garrido e Marília Rodrigues, contando ainda com o acompanhamento da docente Ilda Grisantes e da Assistente Operacional Isabel Lagoa, tiveram a oportunidade de visitar o famoso e emblemático navio Gil Eannes, o â??Anjo Brancoâ? da frota portuguesa da pesca do bacalhau, a estátua da autoria de Joaquim Barbosa, dedicada ao navegador e armador de navios de Viana do Castelo, João Álvares Fagundes, a Marina, com a sua multiplicidade de barcos de recreio, a lota desta cidade, assistindo-se à chegada dos barcos, e em especial à atracagem do â??Senhora da Agoniaâ?, embarcação de Vila Praia de Ã?ncora, e ainda, de forma muito especial, as docas dos estaleiros navais de Viana do Castelo, agora sob a designação de â??WestSEA Viana Shipyardâ?. Nesta última unidade foi possível observar, em reparação e em fase final de construção, um navio cruzeiro e o navio patrulha oceânica da Marinha Portuguesa NRP Setúbal (P363), respetivamente.
A visita, versada na temática do mar, na continuidade pedagógica do projeto Nosso Mar e das suas ações, como â??UM Mar de Trabalhosâ?, não descurou a atenção dada ainda a outros elementos emblemáticos da cidade, como o Centro Cultural, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura, a Biblioteca Municipal, de Álvaro Siza Vieira, bem como a famosa ponte Eiffel, assim designada em homenagem ao engenheiro francês Gustave Eiffel que, há 140 anos, a projetou.

Actualizado em (Terça, 08 Janeiro 2019 12:33)

Visualizações de conteúdos : 1832041