Arquivo
Outras Ligações
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Utilizadores Ligados
Temos 82 visitantes em linha
Facebook
Share on facebook
Home

Origami

altA diversidade pedag�³gica testada na abordagem a diferentes tem�¡ticas curriculares teve, no final do primeiro per�­odo, �  disciplina de matem�¡tica, uma a�§�£o especial. Palavrinha

Promovendo a aprendizagem pela manipula�§�£o do papel, atrav�©s das sucessivas dobragens, os alunos das turma A, B e C dos nonos anos do terceiro ciclo do ensino b�¡sico da escola sede do Agrupamento de Escolas, em Caminha, sob a orienta�§�£o da docente Margarida Ferraz, criaram cubos, partindo de jornais e revistas, recorrendo ao Origami.
O Origami �© uma t�©cnica ancestral, identificada com o Jap�£o, maravilhando a ci�ªncia pela mestria e organiza�§�£o espacial, sendo difundida pelo mundo, simultaneamente como atividade educativa e recreativa.
S�£o in�ºmeras as refer�ªncias na literatura que reconhecem o papel do Origami como ferramenta did�¡ticoâ??pedag�³gica, assumindo-se exemplar n�£o s�³ pela metodologia que o pr�³prio encerra e que permite alcan�§ar um produto final facilmente identificado pelos alunos, mas tamb�©m pela capacidade de motivar e elevar os n�­veis atencionais, focando o interesse das crian�§as e jovens e acoplando-o aos objetivos e aprendizagens essenciais curriculares.
A utilizaÃ?§Ã?£o de termos prÃ?³prios associados Ã? s dobragens, com â??bissetrizâ?, â??vÃ?©rticeâ?, â??mediatrizâ?, â??diagonalâ?, â??refexÃ?£oâ?, â??simetriaâ?, entre outros, leva os alunos Ã?  apropriaÃ?§Ã?£o de vocabulÃ?¡rio essencial Ã?  matemÃ?¡tica, justificando, por si, o uso do Origami nesta disciplina; mas acresce ainda a interpretaÃ?§Ã?£o das igualdades, dada pelas respetivas expressÃ?µes matemÃ?¡ticas, resultantes das divisÃ?µes e dobragens sucessivas.
A atividade promovida com todos os alunos das turmas A, B e C do nono ano de escolaridade da escola sede do Agrupamento, ser�¡ repetida ao longo do ano letivo, no enquadramento da disciplina de matem�¡tica, dando corpo �  a�§�£o pedag�³gica que legitima a explora�§�£o de metodologias e t�©cnicas facilitadoras da aprendizagem.
� 

Actualizado em (Sexta, 04 Janeiro 2019 09:10)

 
Visualizações de conteúdos : 1992771