Banco Alimentar

altNo último fim de semana decorreu mais uma campanha do Banco Alimentar no quadro da iniciativa de recolha de alimentos em saco e em vale que promove entre os dias 29 de novembro e 9 de dezembro. Palavrinha

Os alunos da Escola Básica e Secundária do Vale do �ncora dos 10° e 11° anos aderiram assim à ação de recolha em saco que decorreu a 1 e 2 de dezembro nos principais estabelecimentos comerciais de venda de alimentos no concelho de Caminha.
Sob a organização do Banco Alimentar, a recolha envolveu o município com a cooperação da Câmara Municipal de Caminha, a quem coube a dinâmica de distribuição de voluntários e de transporte.
Esta iniciativa do Banco Alimentar decorre em todo o país e o envolvimento voluntário da população mais jovem é um elemento de consciência cívica que apela aos valores da solidariedade e da responsabilidade social, a par da gestão e da noção de desperdício.
No plano pedagógico é igualmente valorizado o compromisso que os alunos assumem no envolvimento comunitário, não deixando de direcionar todo este envolvimento para a reflexão sobre os problemas sociais e a sua resolução, que, necessariamente, passam por múltiplas formas de intervenção, não podendo, de qualquer forma, ser ignorados.
Este processo pedagógico é assim mais um meio de consolidação da Cidadania promovida em meio escolar, numa estrutura curricular gradualmente presente na escola e na sua ação educativa e formativa. Este é também o compromisso da EBS do Vale do �ncora e do Agrupamento de Escolas de todo o concelho de Caminha.

Visualizações de conteúdos : 1992769