Eureka!

altNo passado dia 24 de janeiro de 2018, durante a tarde, os alunos do 4.º ano, da EB1Vilarelho, visitaram o laboratório do pavilhão N, da EB23S Sidónio Pais, para participarem no projeto Eureka, um espaço e um tempo dedicados às ciências Experimentais. MuitosSonhos

A responsável do projeto, professora Antonieta, após dar as boas-vindas ao grupo de alunos, falou-lhes sobre a curiosidade científica, qualidade imprescindível aos cientistas e ao avanço científico. De seguida, falou sobre várias ciências entre as quais a Biologia, que se dedica ao estudo de todas as formas de vida. De imediato, passou a explicar as várias ferramentas de trabalho existentes no laborário, bem como as suas funções. A propósito do açúcar, do perigo que constitui para a saúde e da sua presença em todos os alimentos, a professora Antonieta levou os alunos a colocarem umas gotas de um marcador químico sobre um pedaço de pão, verificando-se a sua mudança de cor pela presença do açúcar. Finalizada e explorada esta primeira experiência, a professora Antonieta conduziu os alunos até ao microscópio binocular onde puderam observar duas preparações: uma com fibras vegetais e outra com uma mosca da fruta.
Foi uma tarde fantástica passada no ambiente mágico do laboratório de ciências. Esta foi uma experiência que os pequenos cientistas jamais esquecerão. Agradecemos à professora Antonieta e à Câmara Municipal de Caminha, pelo transporte.