Arquivo
Outras Ligações
Faixa publicitária
Faixa publicitária
Utilizadores Ligados
Temos 33 visitantes em linha
Facebook
Share on facebook
Home

140 de Comboio em Caminha!

altCumprem-se em 2018 os 140 anos da chegada do primeiro comboio ao concelho de Caminha (1878-2018), com a abertura do troço da linha do Minho entre Darque e a vila de Caminha. BibSidónioPais

Foi inaugurado no dia 30 de junho de 1878 pelo presidente do conselho de ministros Fontes Pereira de Melo. Em simultâneo, após as cidades do Porto, Madrid e Lisboa, que a receberam em 2015, 2016 e 2017, a vila de Caminha tem a oportunidade de receber em 2018 a exposição "DA FOTOGRAFIA AO AZULEJO. Povo, monumentos e paisagens de Portugal na primeira metade do século XX”, comissariada por José Luís Mingote Calderón (investigador do Museu de Antropologia de Madrid) e musealizada pelo Museu Nacional Soares dos Reis. Nesta exposição, exibe-se a importância do azulejo nas estações ferroviárias portuguesas, entre as quais a Estação CF de Caminha e destaca-se a importância do artista seixense Gilberto Renda (1884-1971) no contexto da azulejaria nacional.

Visando assinalar aquele importante acontecimento da história local e regional e, em simultâneo, homenagear e dar a conhecer a obra de Gilberto Renda, o Agrupamento de Escolas Sidónio Pais, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha e outras entidades locais, nacionais e internacionais — entre as quais se contam o Museu Nacional Soares dos Reis, o Museu de Antropologia de Madrid, a empresa Infraestruturas de Portugal, o Centro de Formação Vale do Minho, as Juntas de Freguesia de Caminha-Vilarelho e Seixas e a Academia de Música Fernandes Fão — organizam o projeto 140 ANOS DO COMBOIO NO CONCELHO DE CAMINHA E OS AZULEJOS DE ESTAÇÃO DE GILBERTO RENDA. Este projeto e parceria interdisciplinar tem como principais objetivos gerais (1) promover o conhecimento da história local do concelho de Caminha no contexto da história portuguesa e mundial; (2) estabelecer a ligação entre o passado e o presente do transporte ferroviário e das expressões artísticas da fotografia e do azulejo, destacando a obra de Gilberto Renda.

Entre as diversas atividades programadas no âmbito deste projeto, destacam-se um concurso escolar destinado aos alunos do 8º ano (a desenvolver ao longo do ano letivo nas duas escolas básicas secundárias do concelho de Caminha), palestras aos alunos do 11º ano de História e Geografia e trabalhos de desenho e cerâmica pelos alunos do 12º ano de Artes Visuais. Concentradas nos dias 20 e 21 de abril de 2018, estão programadas (1) a inauguração no Museu Municipal de Caminha da referida exposição DA FOTOGRAFIA AO AZULEJO — com painéis especiais dedicados à Estação CF de Caminha e a Gilberto Renda; (2) um concerto musical na Estação CF de Caminha pela Academia de Música Fernandes Fão; (3) um colóquio científico com a participação de investigadores nacionais, estrangeiros e locais, entre os quais estão confirmados os Dr. José Luís Mingote Calderón (MAM), Dr.ª Margarida Rebelo Correia (MNSR), Professor Doutor Mário Gonçalves Fernandes (Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto), Arq.ª Paula Azevedo (Infraestruturas de Portugal - Património), Doutora Maria Aurora Rego (CMC), Arq.ª Lurdes Carreira (CMC) e Paulo Torres Bento (AESP). Estão ainda a ser desenvolvidos esforços para realizar na manhã do dia 20 de abril uma visita de estudo ao Museu Ferroviário de Valença, com ida e volta de comboio, para os alunos do 8º ano, 11º ano de Línguas e Humanidades e 12º ano de Artes Visuais, os estudantes envolvidos diretamente no projeto. (o cartaz e logotipo do projeto são da autoria do professor Fernando Borlido).

 

 
G
M
T
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A função de fala é limitada a 200 caracteres
 
 
Opções : Histórico : Comentários : Donate Encerrar

 

 
Visualizações de conteúdos : 1434960