Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

altA necessidade de criar um sistema de sensibilização e alerta para a sustentabilidade na gestão dos recursos, tornou-se presente na vida das comunidades a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, que este ano decorre de 18 a 26 de novembro. Palavrinha

A Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora abriu assim as suas portas para acolher a campanha de sensibilização “O Recolhas vai à Escola”, promovida pela Câmara Municipal de Caminha e desenvolvida, em colaboração, pela Luságua, empresa responsável pela recolha de resíduos no concelho de Caminha.
A importância de Reduzir, Reutilizar e Reciclar foi o tema em debate no dia 24 de novembro, abordado de forma aprofundada e pedagogicamente enquadrada por Nelson Couto, que, no plano desta Semana Europeia lançou as bases de preocupação pela acumulação de resíduos, particularmente dos que não são facilmente eliminados do meio natural, interferindo negativamente na vida vegetal e animal, destruindo os ecossistemas. A confrontação com os números não deixou ninguém indiferente pela sua dimensão, do que serve de exemplo os oito milhões de toneladas de plástico acumulado a cada ano.
O Agrupamento de Escolas e a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora prosseguem, pela amplitude do leque de oportunidades formativas que oferecem, na construção de uma sociedade munida de conhecimento, capaz de agir face às necessidades do meio em que se insere, na responsabilidade social e ambiental que fazem eco da ação pedagógica promovida nas escolas.

JCR | GabCom AESP