Inauguração da Exposição Património e Sustentabilidade

A 11 de junho último decorreu, nas instalações do Centro Social e Cultura de Vila Praia de Âncora (CSCVPA) a inauguração da exposição "Património e Sustentabilidade".

Resultado de uma ação pedagógica mais ampla e especialmente vivida no quadro da autonomia e flexibilidade curricular, que no Agrupamento Público de Escolas beneficia a Oferta Complementar de Educação Patrimonial e Sustentabilidade e o trabalho em modelo DAC (Domínio de Autonomia Curricular), esta exposição apresenta à comunidade parte do trabalho desenvolvido pelos alunos no agrupamento.

Durante este ato público, embora com participação limitada pelas medidas de saúde pública, a coordenação da autonomia e flexibilidade curricular, pela voz do docente Joaquim Celestino Ribeiro, em representação da restante equipa que integra dos docentes Álvaro Alves, José Carlos Loureiro e Antónia Amorim, reconheceu o trabalho de todos os docentes e alunos, num ano particularmente difícil. Agradeceu ainda a colaboração institucional que colocou no mesmo espaço e evento a parceria da escola com o CSCVPA, a Academia de Música Fernandes Fão e a Câmara Municipal de Caminha, bem como a presença dos Presidentes de Junta de Freguesia e de União de Freguesias.

Na mesma linha de intervenção, a Diretora do Agrupamento, professora Maria Esteves, e o Presidente da Câmara Municipal de Caminha, Dr. Miguel Alves, reconheceram o papel singular do agrupamento e do município ao longo de todo o ano letivo e valorizaram a capacidade da escola, dos seus alunos e professores, mantendo o ato letivo e a intervenção no meio. Valorizaram ainda o envolvimento das famílias e o contributo da escola para a superação de dificuldades.

A classe de guitarra da Academia de Música Fernandes Fão abriu a sessão com os alunos que integram o ensino artístico especializado da música em regime articulado com o agrupamento, sob a direção de Joaquim Ribeiro.

No final deste ato inaugural foi realizada a visita à exposição e museu, que se mantem aberto durante o tempo de exposição.

JCR | GabCom AESP