Autonomia e Flexibilidade Curricular | Turmas de Ensino Secundário de Vila Praia de Âncora debatem e ensaiam realização de podcast

Autonomia e Flexibilidade Curricular

O ensino à distância que vigora para os alunos do ensino secundário não impediu o seu envolvimento em projetos de valorização das suas aprendizagens e de capacitação dos seus desempenhos, alavancando a sua formação para projeções de ação futura. Num quadro alimentado pela Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos dos 10º A VPA (curso de Ciências de Tecnologias) e 12ºA VPA (curso de Ciências de Tecnologias e curso de Humanidades) concluíram o segundo período letivo ensaiando a realização de um podcast, previsto e organizado em Domínio de Autonomia Curricular (DAC).

Em ano terminal do ensino secundário, os alunos do 12º ano enquadraram o seu registo áudio num fórum de debate visando as temáticas relacionadas com os problemas ambientais adstritos à poluição atmosférica, nomeadamente os relacionados com as alterações climáticas, provocados pela indústria petrolífera e pela queima dos combustíveis, completando com o papel da investigação em Química na otimização da produção de combustíveis alternativos e na procura de combustíveis do futuro, inferindo sobre a importância e limitações da produção de biocombustíveis no ciclo de reciclagem de óleos. Em sessão pública, aos alunos da opção de Química, coube a liderança do fórum digital gravado em podcast, contando com o envolvimento dos restantes alunos e professores, resultando num contributo coletivo na gestão das aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas, a saber, Química, Biologia, Português, História, Aplicações Informáticas e Psicologia.

Deste evento se fez um registo positivo do trabalho desenvolvido, o qual determinou a valorização da turma no seu envolvimento na exploração das aprendizagens e na capacidade cívica de intervir. Como evidência da importância do seu crescimento na qualidade de cidadãos (Cidadania e Desenvolvimento) foram, pelos alunos, apresentadas diferentes propostas a remeter ao projeto Caminha 2030.

O Projeto Caminha 2030 procura a mobilização dos alunos para o lançamento de propostas de melhoria da qualidade de vida no espaço territorial do concelho de Caminha, promovendo a fixação de pessoas, criando condições de desenvolvimento pessoal, social e profissional. Neste âmbito os alunos discutiram assim várias propostas, destacando-se: 1. a possibilidade de implementação de um sistema de recolha e valorização de resíduos agrícolas e florestais, contribuindo para a produção de combustíveis alternativos, combatendo as tradicionais queimadas; 2. a criação de um sistema municipal de recolha de óleos porta à porta que permita a venda a empresas de valorização energética de óleos com dividendos para o município, alterando de forma substancial o sistema atualmente em vigor, revertendo a favor dos munícipes o seu contributo no ciclo de óleos; 3. a disponibilidade de espaço no território para a criação de um centro de investigação e monitorização, servindo propósitos de segurança e de inovação energética, refletindo-se no transporte marítimo e terrestre, cuidando da segurança de todos e da observação do contributo para a região pela perigosidade e risco a que se submete.

Na mesma esteira de Autonomia e Flexibilidade Curricular, os alunos do 10ºA VPA, na experiência pedagógicas de gestão das aprendizagens essenciais, realizaram igualmente o seu primeiro podcast. Previsto no âmbito do projeto Ambiente e Sustentabilidade, organizado em DAC, o Fórum áudio digital (podcast) constituiu-se o primeiro produto deste Domínio de Autonomia Curricular e envolveu as disciplinas de Física e Química A e Biologia e Geologia. A promoção de discussões temáticas em contexto disciplinar, bem como o desenvolvimento tecnológico para realização de um podcast, marcaram ainda o envolvimento das restantes disciplinas cuja intervenção coletiva levará ainda, durante o terceiro período, à capacitação tecnológica para a produção de ilustrações (infografias) da Pegada Ecológica, a criação de uma campanha de valor ambiental e a novos momentos de fórum digital (podcast).

Com estas ações, a Escola Básica e Secundária do Vale do Âncora, enquanto unidade de ensino do Agrupamento concelhio de Escolas, sediado em Caminha, marcou no trilho da sua autonomia experiências que se preveem importantes do desenvolvimento dos alunos, preparando-os para outros contextos formativos e para a sua afirmação na sociedade, medida na sua intervenção cívica.

JCR | GabCom AESP